BMSP - Brasil Medicina Saúde Preventiva
 
 
Emitir boleto
 
 
INÍCIO
SOBRE NÓS
ESPECIALIDADES
AGENDAMENTO
BLOG
CADASTRO
 
NOTÍCIAS
 
Not?cia - O que é medicina preventiva e qual é a sua importância Saúde Preventiva
O que é medicina preventiva e qual é a sua importância

Estar saudável, não significa só ausência de doença, trata-se também da harmonia e equilíbrio em que o ser humano pode encontrar em si o bem-estar físico, mental e social e para isso é necessário contar com outras áreas além da medicina curativa. Afinal é melhor prevenir do que tratar não é mesmo? Por esse motivo a importância da medicina preventiva.

Um levantamento do IBGE feito em 2018, revelou que a expectativa de vida do brasileiro aumentou nos últimos anos. Você sabe por que isso está acontecendo? Esse aumento vem acontecendo graças à medicina preventiva, que evita o desenvolvimento de doenças.

Muitos deixaram de buscar ajuda médica apenas quando já estão sofrendo com alguma doença que poderia ter sido evitada, como hipertensão, obesidade e diabete, isso por que elas investem no acompanhamento e na prevenção da saúde e isso permite a identificação e o tratamento de possíveis riscos.

Mas afinal, o que significa medicina preventiva? Como o próprio nome sugere, a medicina preventiva trata-se do cuidado e tratamento precoce de inúmeras doenças.

Você sabe como a medicina preventiva pode cuidar de você e de sua família? Preparamos esse post para você entender um pouco mais sobre o assunto.

Medicina Curativa x Medicina Preventiva

Primeiro vamos entender a diferença entre medicina curativa e medicina preventiva.

De forma bem simples, a medicina curativa trata de sintomas que já estão evidentes, com o intuito de que eles não evoluam e a medicina preventiva é uma modalidade médica para prevenir doenças, antes mesmo de que apareçam, evitando que tais doenças se instalem.

O que é a medicina preventiva

É um conjunto de medidas e ações de saúde voltadas para a prevenção de doenças ou agravamento de doenças já existentes.

Como funciona a medicina preventiva

A atuação da medicina preventiva é focada no paciente, essa especialidade médica dedicada à prevenção de doenças e busca com isso melhorar a qualidade de vida dos pacientes com cuidados diários que ajudam na promoção do bem-estar. Esses cuidados são realizados por meio de consultas e também da realização de exames periódicos.

Medicina preventiva dividida em 4 funções:

Prevenção primária

A prevenção primária inclui ações voltadas a impedir a ocorrência das doenças antes que elas se desenvolvam no organismo dos pacientes.

Refere-se ao período pré-patogênico e diz respeito a ações sobre agentes patógenos e seus vetores. Subdivide-se em dois níveis: a promoção da saúde e a proteção específica.

Prevenção secundária

É a etapa que preza por diagnósticos precoces, de modo a iniciar o tratamento da enfermidade ainda em estágio inicial. Com isso, é possível melhorar o prognóstico do paciente, impedindo assim a evolução e agravamento do quadro.

Portanto, entende-se que essa etapa tem como foco a diminuição da prevalência da doença e isso acontece por meio do diagnóstico e tratamento precoces.

Prevenção terciária

Basicamente, o nível terciário se concentra na redução dos sintomas da doença para que as suas funções não sejam comprometidas. Nessa situação, podemos citar as pessoas diabéticas, que precisam adotar dietas apropriadas e tomar medicação específica para controlar a patologia.

Prevenção quaternária

A aplicação da etapa quaternária visa identificar o paciente com risco de excesso de medicação ou intervenção desnecessária, como cirurgias. Para tanto, são propostas opções menos invasivas, de modo a evitar potenciais danos à saúde do indivíduo que possam ser mais graves que a própria doença.

A importância da medicina preventiva

A medicina preventiva previne doenças, auxilia no diagnóstico precoce e oferece mais chances de tratamento, melhora qualidade de vida e garante mais longevidade.

O paciente que opta pela saúde preventiva e realiza acompanhamento e exames periódicos tem a possibilidade de construir uma vida saudável. Com isso, ao adotar e cultivar hábitos saudáveis, automaticamente o paciente reduz o risco do aparecimento de doenças e tem mais facilidade para tratá-las. Essas iniciativas são fundamentais para que os tratamentos não necessitem do uso de medicamentos ou de procedimentos invasivos. Atitudes como essas contribuem para prolongar a vida!

Entenda mais como funciona o rastreamento preventivo no post que a BRASILMSP preparou para você. Clique aqui para ler o conteúdo completo.

Ainda está com dúvida sobre a medicina preventiva? Fale diretamente conosco através do WhatsApp e tire suas dúvidas!
 
     
BMSP - Brasil Medicina Saúde Preventiva
 
Newsletter
 
Receba as últimas novidades e atualizações diretamente em sua caixa de entrada.
Mantenha-se informado e conectado conosco!

 
Blog
 
 
Notícias
 
 
 
BMSP&VC
 
 
 
+Saúde
 
 
 
Dúvidas Frequentes
 
 
Como emitir boletos? É possível pagar um boleto vencido?
 
 
Quem é responsável pelo pagamento?
 
 
A assistência é um plano ou seguro saúde e/ou odontológico? Tem registo na ANS ou na SUSEP?
 
 
Atendimento
 
 
(11) 91676-1791
 
 
(11) 4839-1758
 
 
contato@brasilmsp.com.br
 
 
Segunda à sexta, 8h às 17h30
 
           
Tags
Saúde preventiva - Notícia - Ginecologista
Oftalmologista - Ortopedista - Cardiologista
Clínico Geral - Pediatra - Psicólogo - Nutricionista - BMSP&VC - +Saúde - 2023 - Exames - Sintomas - Outubro Rosa
   
Política de Privacidade
 
 
Todos os dados em nosso site e nas consultas online seguem rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) - Lei n° 13.709/2018.